NOH8 SECOND LIFE


Harvey Milk era um gay americano, em 1972 ele e seu parceiro se mudaram de Nova York para são Francisco, e decidiram abrir uma loja de fotografia em um bairro chamado Casto, nesta época os gays não eram bem visto neste local.

Após uma série de assédios morais, Milk se tornou um grande líder político que comandou campanhas nacionais pelos direitos dos gays, recebendo inclusive apoios conservadores, um cara carismático e bem-humorado, que lutando pelos seus direitos rapidamente tornou o bairro Castro uma referência na luta pelos direitos dos homossexuais, e hoje passeatas gays são realizadas em todo mundo, chegando a ganhar um bom filme sobre sua história chamado: MILK (clique e veja o trailer).

Harvey Mik (1972)

Infelizmente quase quatro décadas depois, em 2009 a história se repete e o fotógrafo Adam Bouska e seu parceiro Jeff Parshley se encontram impelidos em gerar um movimento que diga não, a aprovação da lei “Proposition 8? – que proibe o casamento de pessoas do mesmo sexo na Califórnia. Surge então o NOH8, movimento chamado de “protesto silencioso”, que é realizado através das fotos, onde todos aparecem com as bocas fechadas por fitas adesivas, simpatizando com a causa do “NÃO AO ÓDIO” (tradução de NOH8), muitos nomes famosos aderiram a campanha e fizeram fotos, e podem ser conferidas no site oficial:

O próprio Adam Bouska posando para o NOH8


Famosos reais na campanha da vida real

Foi também em 2009 que duas mulheres de países distintos, ao tomarem conhecimento sobre a campanha resolveram aderi-la, mas com fotos de seus avatares do Second Life, e não pararam mais, desde então elas vem sendo as responsáveis no metaverso pela divulgação e enorme adesão de outros avatares na campanha NOH8, juntamente com outros núcleos que igualmente vem disseminando sobre essa ação no SL. Conheça um pouco mais sobre a brasileira Reicka Levoir e a norte-americana Dolce R. flores Ortiz.

Reicka e Dolce 



Megazine: Quando tomaram conhecimento sobre o NOH8, e o que esperavam quando decidiram mobilizar avatares do Second Life para a campanha? 5 anos se passaram, acreditam hoje que chegaram em qual resultado com essa ação?

Reicka e Dolce: Acreditamos que mostrar às pessoas no SL algumas das lutas que muitas pessoas passam na RL, a maioria das pessoas entram no SL para ser algo que não pode realmente ser na RL, para viver os seus sonhos, viver a sexualidade que eles desejam eles não poderiam ter abertamente na RL, para ser um animal de pelúcia, para se tornar um modelo, para viver um estilo de vida rico, para mostrar a criatividade, e ser lá apenas. O Second Life é um grande ramo para um monte de pessoas para ir e criar um estilo de vida que a maioria sempre sonha.

Megazine: Como funciona a parceria entre vocês?

Reicka e Dolce: Trabalhamos em conjunto para criar uma parceria de uma equipe pequena .. Queremos mostrar as pessoas na segunda vida que isso é muito grave e que nós levamos esta campanha a sério, e não apenas mais uma campanha ou função que está acontecendo. Queremos inspirar as pessoas para que façam diferença na vida de alguém, e que sintam que podem ser quem realmente querem.





Megazine: Acredito que o NOH8 represente bem mais que um não a proibição entre a união estável entre relações homo afetivas, mas também um sim a liberdade de escolha e o livre arbítrio do ser humano, independente de sua orientação sexual, qual é o ponto de vista de vocês sobre o atual impacto dessa campanha na sociedade, seja ela virtual ou real?


Reicka e Dolce: Qualquer pessoa pode participar da campanha no Second Life e na vida real, nós amamos o apoio e ajuda de outros, nós incentivamos isso!

Megazine:
Vocês são homosexuais ou bisexuais? Já sofreram algum tipo de discriminação sexual?

Reicka e Dolce: Eu sou heterosexual e  nunca sofri discriminação (Reicka), mas parentes meus da vida real e Second Life já sofreram pré-conceito e isso me fez abraçar a causa.Uma forma de demonstrar minha repulsa por tal atitude e desrespeito ao próximo e sua opção sexual...

Violet é uma mulher curiosa.


Megazine:
Como um avatar pode aderir a campanha no Second Life? 

Podem procurar por: Reicka , Dolce , Sayuri ou Jupiter Ortiz enviamos um kit.


Eu já fiz minha foto e estou participando do NOH8, faça também a sua e não fique de fora!


Calina Andel - Foto Danny Deed

INSTAGRAM FEED

@soratemplates