FamouStation - feira


Em um mundo virtual como o Second Life, onde o principal objetivo é criar seu avatar e uma história para o mesmo, a busca por novidades que ajudem a compor estilo e personalidade é ávida. Bem como a demanda, a oferta é grande, e muitos designers encontram espaço para mostrar suas criações em eventos de consumo e diversão, é possível perceber o crescimento ascendente de feiras dedicadas à moda, decoração e arte no Second Life.

Unindo novos estilistas e marcas consagradas, este formato de evento ganha mais espaço a cada dia, feiras lotam com pessoas que procuram peças exclusivas e diferentes. Em sua maioria feiras são temáticas, e a ambientação reforça o tema. Em feiras significativas, designers com produtos voltados para o tema escolhido, são convidados para expor seus produtos diretamente para seu público alvo, ou exploram a presença deste público criando itens exclusivos no tema.
Em meio a efervescência de novos eventos, alguns ganham mais destaque que outros pela forma como se divulgam, e pela originalidade do tema escolhido. Neste segmento um evento em especial tem chamado atenção da comunidade virtual: FAMOUSTATION.

A divulgação do evento tem um visual esteticamente atraente e, bastante desejável, aguçando curiosidade por meio de evocativas estratégicas e inteligentes, a  publicidade deste evento tem se mostrado competente.


Explorando o conceito de estações de trem, que como observou bem a equipe , é dotado de riqueza arquitetônica. O evento pretende imergir o público em  viagens pelo mundo, e a primeira parada será Londres, hoje, sexta dia 24 de abril (7 pm/23hs).

A linguagem minimalista adotada para divulgação do evento é indiscutivelmente funcional, a palavra vontade define o impacto que as imagens publicadas pelo FamouStation geram, mas com tanto conteúdo visual o Megazine SL enxergou uma lacuna, e partindo da premissa “informação nunca é demais”, busquei por seus idealizadores para saber mais sobre este novo e curioso evento.

Abaixo segue serviço completo do evento e um bate papo com Teka Haas, integrante da equipe FamouStation e responsável por toda identidade visual e conceito da feira, também porta voz oficial da equipe.

SERVIÇO:
TIPO DE EVENTO: Fashion, Poses, Furniture
DATA: De 24 de Abril, a 17 de Maio
HORA: 7 pm (SLT)
DURAÇÃO: 24 dias
LOCAL: http://maps.secondlife.com/secondlife/Famous/30/181/3567
SITE E REDES:

























BATE PAPO COM TEKA HAS:

1 - De quem foi a iniciativa de começar este evento?

A iniciativa nasceu da vontade em comum entre a equipe em criar algo de qualidade e a longo prazo no Second Life, em que todos pudessem crescer e desempenhando suas funções da melhor forma possível.

2 – A ilha Famous é conhecida por dispor ótimas ilhas e streams para locação, não tenho dúvidas de que foi uma boa escolha para sediar o evento, mas qual a extensão dessa participação?

A ilha Famous responsável por tornar realidade a nossa ilha, como sou a parte da equipe responsável pela identidade visual do evento, passei para eles a referência que eu tinha em mente e conseguiram criar exatamente o que estava em minha cabeça.

3 - Qual é o foco do evento FamouStation?

O foco do evento FamouStation é trazer para o Second Life uma opção diferente em termo de moda de qualidade e objetos premium. Em nosso evento as pessoas sempre encontrarão mais do que estão esperando. Nosso desejo é surpreender. Sempre.

4 - Explica um pouco melhor sobre o conceito da estação de trem, e a escolha de Londres como a primeira viagem?

Quando pensamos em criar algo diferente e o nome FamouStation surgiu (Famous porque já era o nome da land, e Station porque pensamos em algo próximo a rounds), veio muito forte em minha cabeça as estações de trem. Dotadas de uma arquitetura rica e que nos remete à uma viagem ao redor do mundo, conseguindo capturar o melhor de cada lugar. Traduzindo bem o conceito de que a moda é algo que está sempre em movimento.

Londres foi escolhida principalmente por ser um grande pólo e referência quando falamos em moda e em tudo o que é belo.

5 - Qual critério utilizaram para escolher seu time de blogueiros? Qual a importância dos bloggers na visão da equipe Famoustaton?

Na equipe temos um responsável pelo nosso time de blogueiros, ele  controlou rigorosamente quem ia chamar, o resultado de seu trabalho criterioso foi maravilhoso e essencial.

Para nós, o trabalho de um blogueiro é de vital importância. Por isso mesmo, fomos na contramão da maioria dos eventos. Fomos atrás primeiro de montar um time excelente de bloggers antes de procurar os designers.

Trabalhamos em cima da comunicação integrada, nossos stakeholders também estão absolutamente integrados. Na procura por designers, buscamos os que possuíam itens que iriam “conversar” com os nossos blogueiros, para que exista um carinho na postagem de cada um. Tudo em nosso evento tem uma razão de existir. E os nossos bloggers, são os nossos queridinhos. Neles depositamos muita confiança na divulgação, e no desenvolvimento de todo potencial do evento FamouStation.

 6 - E quanto ao público alvo? Define por favor qual a expectativa da equipe FamouStation quanto ao seu público alvo.

Não temos pretensão de definir quem seria o nosso alvo. Nisso vou completamente ao contrário das predefinições de marketing usuais. No meu trabalho real e aqui também, eu não segmento pessoas por idade, classes ou coisas assim. Cada indivíduo é único em sua essência e eu levo muito disso em meus pensamentos.

Quem sou eu para dizer que fulano é o alvo, mas aquele ali não é interessante para nós? Todos são. Todos que querem adquirir os itens do evento são bem vindos. E sabe quem também são muito bem vindos? Os que querem vir conhecer a nossa ilha, passar um dia agradável e tirar fotos em nosso ambiente. Estamos ansiosos para receber todas essas pessoas.

7 - Algumas pessoas tem o talento da “queimar na largada”, eu posso imaginar que muitos expositores devem ter mau comportamento e por isso não são convidados para expor novamente, digam o que não pode mesmo fazer em um evento da FamouStation?

O que eu posso dizer por enquanto é que podemos nos considerar extremamente sortudos. Todos os designers e bloggers que estão conoscos são pessoas do bem e que estão realmente dispostas a embarcar conosco. Muitos me adicionaram e eu mantenho contato diário.

Quero que sejamos capazes de estabelecer um bom canal de comunicação, então se por acaso algo acontecer, como não terminar o stand no prazo estipulado, ou algum blogueiro não postar itens durante um tempo, eu quero ter a possibilidade de chamá-los e conversar, entender o que aconteceu e me oferecer para ajudá-los no que eu puder.

8 - Farei uma pergunta certamente recorrente e delicada para vocês responderem: estrangeiros tem ou não pré-conceito com brasileiros no SL no ramo em que vocês atuam dentro do metaverso? Observo que estou curiosa pela resposta de vocês, pois diversas vezes questionei a realidade dessa afirmação de que “brasileiros são mau vistos” no SL, desconfio de que essa seja somente a opinião de uma maioria equivocada que desconhece a existência de muitos criadores no SL terem excelente reconhecimento por toda comunidade.

As fronteiras já caíram mas muitas pessoas insistem em mantê-las. Acho que isso é mais um auto-preconceito. Nenhum lugar do mundo irá te bater a porta se você desempenhar bem o que faz. E você não precisa ser excelente. Você só precisa ser verdadeiro no que faz.

 9 - Como é feita a curadoria das marcas?

Esse foi um processo bem trabalhoso. Talvez o maior de todos. Nós discutimos muito sobre quais lojas iríamos procurar, porém eu acabei ficando responsável por isso. Mais do que ótimas marcas, procurei pessoas que são realmente apaixonadas pelo que fazem, que gostam de criar e estão sempre buscando melhorar.

Eu gostaria de chamar todos que nos procuraram, porém, o evento que era para acontecer com 30 lojas, já está com 42 e ainda estamos com lista de espera, acredita? Em dois dias conseguimos reservar todos os stands e decidimos ampliar a estrutura, mas agora chegamos ao limite e infelizmente temos que deixar alguns em espera.

10 - Os expositores interagem entre si duranta o período de montagem dos stands? Conta como é o backstage do evento antes de acontecer.

Olha, o backstage é uma bagunça (confessa rindo).

Neste processo de deixar tudo em ordem para o grande dia, a interação acontece, porém somos todos muito ocupados e fica difícil estarmos em contato o tempo todo. O que acontece é que um fica de olho no outro né? Quando um monta o stand, o outro vai ver e isso é muito bacana.

Existem muitos designers amigos que estão participando e isso é muito legal também, eles escolheram ficar com stand lado a lado, achei super fofo (rindo).

*11 – Acreditam que marcas que começam pequenas em eventos e alcançam projeção mudam de comportamento ou em geral acham que mantém a humildade depois do “sucesso” junto aos eventos?

Na equipe FamouStation não achamos que isso seja comum de acontecer. Vemos isso como fatos isolados e que só acontecem porque algumas pessoas já tinham tais pensamentos adormecidos.

Quando entrei em contato com grandes lojas, os designers foram extremamente carinhosos e simpáticos comigo. Sendo que algumas lojas pequenas, sequer me responderam.

Cada um é cada um, não é mesmo? O que queremos é que o nosso evento seja o responsável pelo sucesso de todos os envolvidos: que os pequenos consigam crescer conosco, e que os grandes se tornem ainda maiores (isso do grande ficar maior, ficou meio pornô né? Rindo).

*Teka entendi sobre a resposta da questão anterior, acredita que este comportamente parte mais de uma certa pré-disposição pessoal e acontece de forma dissociada. Quanto ao maior e maior pornô vou deixar, ficou engraçado (sem acordo para edições, rindo muito!).

12 - Por que estão fazendo um evento?

Sinceramente? Porque sabemos que somos capazes de fazê-lo. Seria horrível começar algo que não fossemos levar adiante. E nos sentindo capazes, e cada vez mais motivados, nos apaixonamos todos os dias um pouco mais pelo que estamos fazendo.

Teka agradeço a oportunidade de poder transmitir para os envolvidos e interessados no evento FamouStation um pouco mais de informação, e também pela confiança da equipe em me permitir faze-lo. Boa sorte hoje na inauguração e estarei por lá representando o Megazine SL.

Obrigada Calina, em meu nome e de toda equipe FamouStation.

INSTAGRAM FEED

@soratemplates